top of page

Teoria das Inteligências Múltiplas - Gardner

  • Foto do escritor: Camilla Fiorito
    Camilla Fiorito
  • 20 de set. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de jun. de 2023


ree

Você conhece a Teoria das Inteligências Múltiplas? Hoje, trouxe mais uma teoria de aprendizagem para compartilhar por aqui. Vamos conhecê-la?


A Teoria das Inteligências Múltiplas foi criada por Howard Gardner, psicólogo construtivista influenciado por Piaget. Ele acredita que processos psicológicos independentes são aplicados no momento em que o indivíduo lida com símbolos linguísticos, numéricos gestuais, entre outros. Esta teoria é uma opção para o conceito de inteligência como uma capacidade inata e única, que possibilita aos seres humanos um desempenho em qualquer campo de atuação.

Gardner acredita que a inteligência não é a única entidade a ser medida pelo teste de QI. Segundo ele, os indivíduos dispõem de graus variados de cada uma das inteligências e maneiras diferentes com que elas se combinam, organizam e se utilizam dessas capacidades intelectuais para resolver problemas e criar produtos. O impacto dessa teoria para a educação tem sido fundamental no processo de aprendizagem.

Inteligência linguística

Destreza para lidar com palavras de maneira criativa e de se expressar de forma clara e objetiva. É a inteligência da fala, da comunicação verbal e escrita e não tem relação com a cultura do indivíduo. É a habilidade exibida na sua maior intensidade pelos poetas. Importante também para escritores, oradores, jornalistas, vendedores.


Inteligência lógico-matemática

Propensão para raciocínio dedutivo e para resolver problemas matemáticos. É a inteligência característica de cientistas e matemáticos. Importante também para físicos, engenheiros, pesquisadores.

Inteligência espacial

Capacidade de reproduzir, através do desenho, situações reais ou mentais, de organizar elementos visuais de forma harmônica. É a inteligência dos artistas plásticos e arquitetos. Tem importância também para os ilustradores, pilotos, navegadores, cirurgiões.


Inteligência corporal-cinestésica

Destreza ao utilizar o próprio corpo para expressar sentimentos e ideias. É a habilidade para usar a coordenação grossa ou fina, equilíbrio, flexibilidade, força, velocidade. Importante para bailarinos, malabaristas, atletas.


Inteligência musical

Se manifesta através de uma capacidade para apreciar, compor ou produzir uma peça musical. É a habilidade de entender a linguagem sonora e de se expressar através dela. Inclui discriminação de sons, dom para perceber tons musicais, sensibilidade para ritmos. Importante para músicos e compositores.


Inteligência interpessoal

Capacidade de compreender pessoas e de interagir com o outro. É bem apreciada na observação de psicoterapeutas, educadores, animadores. Tem grande importância para políticos e líderes de grupos.


Inteligência intrapessoal

Aptidão para ter acesso aos próprios sentimentos, ideias e sonhos e usá-los na solução de problemas pessoais. Inclui disciplina e é importante para todas as profissões. Esta inteligência é a mais pessoal de todas.


Inteligência existencial

Envolve a destreza de encontrar um propósito para a própria vida e de lidar com problemas existenciais, como, por exemplo, rompimentos, fracassos, perdas. É a habilidade em aplicar, nas ações diárias, princípios e valores espirituais com o intuito de encontrar tranquilidade e paz.


Inteligência naturalista

Estuda a respeito da terra, que é a força de um naturalista. Conduz sua própria investigação sobre os continentes e faz descobertas e comparações entre eles.


Gardner propõe que o desenvolvimento de cada inteligência seja determinado tanto por fatores neurobiológicos e genéticos quanto por condições ambientais.


E você, sabe quais são as suas inteligências?


Comentários


bottom of page