top of page

Teoria das InteligĂȘncias MĂșltiplas - Gardner

  • Foto do escritor: Camilla Fiorito
    Camilla Fiorito
  • 20 de set. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de jun. de 2023


ree

VocĂȘ conhece a Teoria das InteligĂȘncias MĂșltiplas? Hoje, trouxe mais uma teoria de aprendizagem para compartilhar por aqui. Vamos conhecĂȘ-la?


A Teoria das InteligĂȘncias MĂșltiplas foi criada por Howard Gardner, psicĂłlogo construtivista influenciado por Piaget. Ele acredita que processos psicolĂłgicos independentes sĂŁo aplicados no momento em que o indivĂ­duo lida com sĂ­mbolos linguĂ­sticos, numĂ©ricos gestuais, entre outros. Esta teoria Ă© uma opção para o conceito de inteligĂȘncia como uma capacidade inata e Ășnica, que possibilita aos seres humanos um desempenho em qualquer campo de atuação.

Gardner acredita que a inteligĂȘncia nĂŁo Ă© a Ășnica entidade a ser medida pelo teste de QI. Segundo ele, os indivĂ­duos dispĂ”em de graus variados de cada uma das inteligĂȘncias e maneiras diferentes com que elas se combinam, organizam e se utilizam dessas capacidades intelectuais para resolver problemas e criar produtos. O impacto dessa teoria para a educação tem sido fundamental no processo de aprendizagem.

InteligĂȘncia linguĂ­stica

Destreza para lidar com palavras de maneira criativa e de se expressar de forma clara e objetiva. É a inteligĂȘncia da fala, da comunicação verbal e escrita e nĂŁo tem relação com a cultura do indivĂ­duo. É a habilidade exibida na sua maior intensidade pelos poetas. Importante tambĂ©m para escritores, oradores, jornalistas, vendedores.


InteligĂȘncia lĂłgico-matemĂĄtica

PropensĂŁo para raciocĂ­nio dedutivo e para resolver problemas matemĂĄticos. É a inteligĂȘncia caracterĂ­stica de cientistas e matemĂĄticos. Importante tambĂ©m para fĂ­sicos, engenheiros, pesquisadores.

InteligĂȘncia espacial

Capacidade de reproduzir, atravĂ©s do desenho, situaçÔes reais ou mentais, de organizar elementos visuais de forma harmĂŽnica. É a inteligĂȘncia dos artistas plĂĄsticos e arquitetos. Tem importĂąncia tambĂ©m para os ilustradores, pilotos, navegadores, cirurgiĂ”es.


InteligĂȘncia corporal-cinestĂ©sica

Destreza ao utilizar o próprio corpo para expressar sentimentos e ideias. É a habilidade para usar a coordenação grossa ou fina, equilíbrio, flexibilidade, força, velocidade. Importante para bailarinos, malabaristas, atletas.


InteligĂȘncia musical

Se manifesta atravĂ©s de uma capacidade para apreciar, compor ou produzir uma peça musical. É a habilidade de entender a linguagem sonora e de se expressar atravĂ©s dela. Inclui discriminação de sons, dom para perceber tons musicais, sensibilidade para ritmos. Importante para mĂșsicos e compositores.


InteligĂȘncia interpessoal

Capacidade de compreender pessoas e de interagir com o outro. É bem apreciada na observação de psicoterapeutas, educadores, animadores. Tem grande importñncia para políticos e líderes de grupos.


InteligĂȘncia intrapessoal

AptidĂŁo para ter acesso aos prĂłprios sentimentos, ideias e sonhos e usĂĄ-los na solução de problemas pessoais. Inclui disciplina e Ă© importante para todas as profissĂ”es. Esta inteligĂȘncia Ă© a mais pessoal de todas.


InteligĂȘncia existencial

Envolve a destreza de encontrar um propĂłsito para a prĂłpria vida e de lidar com problemas existenciais, como, por exemplo, rompimentos, fracassos, perdas. É a habilidade em aplicar, nas açÔes diĂĄrias, princĂ­pios e valores espirituais com o intuito de encontrar tranquilidade e paz.


InteligĂȘncia naturalista

Estuda a respeito da terra, que é a força de um naturalista. Conduz sua própria investigação sobre os continentes e faz descobertas e comparaçÔes entre eles.


Gardner propĂ”e que o desenvolvimento de cada inteligĂȘncia seja determinado tanto por fatores neurobiolĂłgicos e genĂ©ticos quanto por condiçÔes ambientais.


E vocĂȘ, sabe quais sĂŁo as suas inteligĂȘncias?


bottom of page