Teoria das InteligĂȘncias MĂșltiplas - Gardner
- Camilla Fiorito
- 20 de set. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de jun. de 2023

VocĂȘ conhece a Teoria das InteligĂȘncias MĂșltiplas? Hoje, trouxe mais uma teoria de aprendizagem para compartilhar por aqui. Vamos conhecĂȘ-la?
A Teoria das InteligĂȘncias MĂșltiplas foi criada por Howard Gardner, psicĂłlogo construtivista influenciado por Piaget. Ele acredita que processos psicolĂłgicos independentes sĂŁo aplicados no momento em que o indivĂduo lida com sĂmbolos linguĂsticos, numĂ©ricos gestuais, entre outros. Esta teoria Ă© uma opção para o conceito de inteligĂȘncia como uma capacidade inata e Ășnica, que possibilita aos seres humanos um desempenho em qualquer campo de atuação.
Gardner acredita que a inteligĂȘncia nĂŁo Ă© a Ășnica entidade a ser medida pelo teste de QI. Segundo ele, os indivĂduos dispĂ”em de graus variados de cada uma das inteligĂȘncias e maneiras diferentes com que elas se combinam, organizam e se utilizam dessas capacidades intelectuais para resolver problemas e criar produtos. O impacto dessa teoria para a educação tem sido fundamental no processo de aprendizagem.
InteligĂȘncia linguĂstica
Destreza para lidar com palavras de maneira criativa e de se expressar de forma clara e objetiva. Ă a inteligĂȘncia da fala, da comunicação verbal e escrita e nĂŁo tem relação com a cultura do indivĂduo. Ă a habilidade exibida na sua maior intensidade pelos poetas. Importante tambĂ©m para escritores, oradores, jornalistas, vendedores.
InteligĂȘncia lĂłgico-matemĂĄtica
PropensĂŁo para raciocĂnio dedutivo e para resolver problemas matemĂĄticos. Ă a inteligĂȘncia caracterĂstica de cientistas e matemĂĄticos. Importante tambĂ©m para fĂsicos, engenheiros, pesquisadores.
InteligĂȘncia espacial
Capacidade de reproduzir, atravĂ©s do desenho, situaçÔes reais ou mentais, de organizar elementos visuais de forma harmĂŽnica. Ă a inteligĂȘncia dos artistas plĂĄsticos e arquitetos. Tem importĂąncia tambĂ©m para os ilustradores, pilotos, navegadores, cirurgiĂ”es.
InteligĂȘncia corporal-cinestĂ©sica
Destreza ao utilizar o prĂłprio corpo para expressar sentimentos e ideias. Ă a habilidade para usar a coordenação grossa ou fina, equilĂbrio, flexibilidade, força, velocidade. Importante para bailarinos, malabaristas, atletas.
InteligĂȘncia musical
Se manifesta atravĂ©s de uma capacidade para apreciar, compor ou produzir uma peça musical. Ă a habilidade de entender a linguagem sonora e de se expressar atravĂ©s dela. Inclui discriminação de sons, dom para perceber tons musicais, sensibilidade para ritmos. Importante para mĂșsicos e compositores.
InteligĂȘncia interpessoal
Capacidade de compreender pessoas e de interagir com o outro. Ă bem apreciada na observação de psicoterapeutas, educadores, animadores. Tem grande importĂąncia para polĂticos e lĂderes de grupos.
InteligĂȘncia intrapessoal
AptidĂŁo para ter acesso aos prĂłprios sentimentos, ideias e sonhos e usĂĄ-los na solução de problemas pessoais. Inclui disciplina e Ă© importante para todas as profissĂ”es. Esta inteligĂȘncia Ă© a mais pessoal de todas.
InteligĂȘncia existencial
Envolve a destreza de encontrar um propĂłsito para a prĂłpria vida e de lidar com problemas existenciais, como, por exemplo, rompimentos, fracassos, perdas. Ă a habilidade em aplicar, nas açÔes diĂĄrias, princĂpios e valores espirituais com o intuito de encontrar tranquilidade e paz.
InteligĂȘncia naturalista
Estuda a respeito da terra, que é a força de um naturalista. Conduz sua própria investigação sobre os continentes e faz descobertas e comparaçÔes entre eles.
Gardner propĂ”e que o desenvolvimento de cada inteligĂȘncia seja determinado tanto por fatores neurobiolĂłgicos e genĂ©ticos quanto por condiçÔes ambientais.
E vocĂȘ, sabe quais sĂŁo as suas inteligĂȘncias?
_edited.png)


