top of page

O perfil do aluno EAD

  • Foto do escritor: Camilla Fiorito
    Camilla Fiorito
  • 2 de ago. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de jun. de 2023


ree

A aprendizagem é um fator de grande importância para a sociedade da informação e do conhecimento e, com isso, a educação a distância é fundamental, pois possibilita que essa aprendizagem seja contínua, atendendo um grande números de pessoas a distância.


Mas, qual seria o perfil do aluno de educação a distância? Seria o mesmo do aluno de educação presencial?


Com o desenvolvimento da educação a distância, um novo personagem apareceu: o aluno virtual. Esse aluno precisa ter acesso a um computador e conexão de alta velocidade, não pode se sentir prejudicado pela falta de recursos auditivos e comunicacionais no processo de comunicação e precisa dedicar um tempo significativo ao seu estudo, assim como ter uma capacidade grande de pensar criticamente.


O aluno virtual também deve possuir habilidades para estudar em ambientes virtuais de aprendizagem, aprender de forma autônoma, desenvolver estratégias de estudo e possuir disciplina.


Na educação a distância, um novo conceito que surgiu foi o de heutagogia, que é uma aprendizagem autodirecionada, onde o aluno é o programador do seu processo de aprendizagem. Neste cenário, é esperado que o aluno monitore e regule seu próprio estudo e que aprenda por meio de autoestudo, mas que também aprenda em ambientes sociais, interagindo com outras pessoas.


É necessário que o aluno virtual desenvolva habilidades para participar de grupos virtuais utilizando as ferramentas para interação em educação a distância, como, por exemplo, e-mails, fóruns, chats etc. Deve ainda ser criativo, compreensivo, dedicado e que procure respostas para as suas dúvidas em diversas fontes, não se prendendo apenas ao material sugerido pelo professor.


O aluno virtual deve estar certo de que pode administrar bem o tempo que tem, além de ter um perfil dinâmico, independente e disciplinado. Por mais que os cursos ofereçam suporte de professores, é preciso ter em mente que esse tipo de método exige que o aluno seja autodidata, tendo capacidade de construir o seu conhecimento autonomamente.


Nenhuma pessoa, em qualquer nível ou áreas de ensino, tem um perfil completo ou ideal para a consecutividade de seus objetivos, sejam pessoais, profissionais ou especificamente para a educação a distância. O perfil desejado é alcançado pelo esforço individual, pela adequação dos objetivos, do seu tempo e pelas oportunidades que se apresentam.


O sucesso de um aluno de educação a distância está diretamente ligado a alguns fatores, como a forma que o professor conduz a turma e a ferramenta utilizada.


O aluno que possui dificuldades em estudar sozinho, de interagir com o professor e seguir as orientações dos textos, possivelmente, encontrará dificuldades em aprender a distância.


E você, possui o perfil de um aluno de educação a distância?




Comentários


bottom of page