Jean Piaget e a teoria cognitiva
- Camilla Fiorito
- 5 de set. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de jun. de 2023

Hoje, vou compartilhar com vocês um pouco sobre a Teoria Cognitiva. Vamos lá? A Teoria Cognitiva foi criada pelo suíço Jean Piaget, para explicar o desenvolvimento cognitivo humano. Ele foi biólogo, psicólogo e epistemólogo.
Para Piaget (1976), o desenvolvimento cognitivo ocorre através de constantes desequilíbrios e equilíbrios. Para alcançar uma nova condição de equilíbrio, é preciso que haja estruturas chamadas assimilação e acomodação. A primeira, ocorre quando a criança possui experimentos recentes e busca encaixá-los às organizações cognitivas que já desfruta. A acomodação cria novos esquemas ou modifica os velhos. Ambos resultam na modificação da estrutura cognitiva.
O desenvolvimento cognitivo é distinguido por quatro estágios, onde cada um determina uma conjuntura de aprimoramento que a criança edifica apropriadas aptidões cognitivas.
Estágio sensório-motor
Vai do nascimento aos 2 anos de idade. Neste estágio, a criança faz uso de esquemas sensórios-motores que são formados a partir de uma reação involuntária como pegar, morder, jogar, entre outros. O essencial adquirido é a concepção do eu.
Estágio pré-operatório
Ocorre dos 2 aos 7 anos de idade. É marcado pelo surgimento da linguagem oral. A criança começa a adquirir a estrutura do pensamento entre esquemas assimilados que são chamados de esquemas representativos ou simbólicos, tornando-se apta a ter um conceito pré-existente a respeito de alguma coisa, tendo como exemplo a substituição da boneca pelo bebê. Neste estágio, não consegue estabelecer-se na visão do outro, pois possui um modo de pensar egocêntrico.
Estágio operatório-concreto
Começa aos 7 e termina aos 12 anos de idade. A ação da criança vai se tornando móvel e flexível, onde ela não mistura mais o imaginário e o real. O pensamento torna-se menos egocêntrico e, com isso, dispõe de um melhor desempenho em grupo. Passa a pensar logicamente, tendo noções de peso, massa e volume desde que o exemplo esteja baseado no real, concreto e material.
Estágio operatório-formal
Ocorre após os 13 anos de idade. A criança exercita seu raciocínio lógico, elaborando tanto a realidade concreta quanto a realidade provável. Ela alcança o ápice da complexidade do seu desenvolvimento cognitivo.
Piaget também afirma que a personalidade se forma no final da infância, onde a criança passa a caminhar para um aumento progressivo do desenvolvimento cognitivo, uma melhor compreensão das questões e das realidades significativas que a atinge. Isto exerce influência no seu modo de atuar no mundo e nas suas respostas afetivas e emocionais.
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