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A aprendizagem na educação infantil

  • Foto do escritor: Camilla Fiorito
    Camilla Fiorito
  • 5 de out. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de jun. de 2023


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A educação infantil tem um papel fundamental na formação do indivíduo, pois é ela que propicia fundamentos primordiais ao desenvolvimento da criança. Precisa ser olhada com a imensa responsabilidade de sabê-la essencial e que se permita a cada aluno desenvolver a sua capacidade, respeitando as suas características e seus limites.


Segundo Dornelles (1994), mestre em educação, deve-se repensar o agir pedagógico da educação infantil e, possuir flexibilidade para atender tanto o aspecto individual quanto o coletivo. Esse novo agir, pode ser o eixo organizador da aquisição e da construção do conhecimento, propiciando que a criança passe de um patamar para outro de desenvolvimento, construindo a sua trajetória.


Dornelles, seguindo o pensamento vygotskyano, ressalta que, para analisar o papel da educação infantil, é necessário possibilitar que a criança e o professor sejam sujeitos de suas ações e, este último precisa ter conhecimento sobre o processo do desenvolvimento infantil, para que se possa ser capaz de identificar os interesses da criança, nas atividades. O professor deverá também propor atividades que conduza a construir, a partir da experimentação e da representação, ações que venham tornar possível a construção de estruturas mentais que assegurem a sua compreensão e inserção no mundo físico e social e, que levem a criança a expressar seus sentimentos e pensamentos através de inúmeras linguagens.


Pensando em construir um novo agir pedagógico frente à criança de 0 a 6 anos, Leni Dornelles propôs reflexões diante de cada período do desenvolvimento infantil. Vamos conhecê-los?


Período de 0 a 1 ano

Nessa faixa etária, deve-se observar que o bebê precisa da presença constante de um adultos e de um espaço físico bem estruturado. É imprescindível que o professor, que atua nessa faixa etária, verbalize suas atividades, converse, cante, dance, conte histórias, atenda as necessidades de afeto, alimentação, higiene, sono e tenha um conhecimento teórico do desenvolvimento das fases evolutivas da criança.


Período de 1 a 2 anos

Neste período, é preciso observar que uma das características marcantes é a passagem de sua condição de bebê para outra com relativa independência. A convivência com outras crianças é importante tanto para o aprendizado social quanto para a construção da sua identidade. O adulto deverá oferecer oportunidades para que a criança possa resolver suas dificuldades a seu modo , incentivando aquelas que ela possa resolver sozinha.


Período de 2 a 4 anos

É nesta fase que mais se evidencia o faz de conta. O brincar de faz de conta é fundamental, pois é o momento onde proporciona-se à criança diversas atividades e formas de expressão, para que ela avance no seu processo de descobertas e construção.


Período de 4 a 6 anos

O professor precisa organizar com o grupo um ambiente que favoreça a diversidade de atividades, levando à criança a possibilidade de ação.


A autora destaca que a brincadeira e o jogo são, portanto, espaços de aprendizagem.


Desse modo, a educação infantil deve constituir-se em um espaço favorável, com função de prover e garantir que a criança vivencie situações que articulem os recursos e as capacidades afetivas, sociais e cognitivas. E você, como percebe esse segmento da educação?


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