Tecnologia e educação - O impacto
- Camilla Fiorito
- 19 de abr. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 3 de out. de 2024

Em 2010, eu já trabalhava com EAD e Tecnologia Educacional. Na época, desenvolvi o conteúdo e ministrei o curso Novas Tecnologias Aplicadas à Educação a Distância, onde um dos módulos era sobre “Midiática do Ensino”. O assunto em questão era muito novo, e ainda continua sendo, onde muitos não têm familiaridade alguma. O impacto das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na educação é um aspecto de um fenômeno muito mais extenso estabelecido com as atribuições dessas tecnologias na atual sociedade. E entre todas as tecnologias desenvolvidas, as que representam e transmitem informações são as que possuem maior importância.
Diante disso, as TIC se divergem entre si quanto às suas capacidades e restrições para representar a informação, assim como no que se refere a outros atributos relacionados à transmissão dessa informação, e essas diferenças possuem implicações na educação.
Com isso, a educação midiática está cada vez mais necessária, pois capacita e desenvolve um olhar crítico, possibilitando que o uso das ferramentas midiáticas e tecnológicas não sejam vistas como algo intangível.
A educação escolar precisa entender e incorporar mais as novas tecnologias, as novas linguagens, desvendar os seus códigos, dominar as capacidades de expressão e as possíveis manipulações.
É importante educar para usos democráticos, progressistas e participativos das tecnologias, que facilitem a evolução dos indivíduos, tornando cidadãos críticos e atuantes dentro dessa sociedade, onde muitos jovens possuem acesso à informação na palma da mão.
E você, o que pensa sobre esse assunto? Compartilhe aqui!
_edited.png)






Comentários